O Hotel Florença fica em uma fazenda histórica lindíssima no Vale do Café no Rio!
Seu grande diferencial com relação a um hotel fazenda normal é a rica parte cultural (que eu amo!): serestas e saraus com roupas de época sempre trazem momentos importantes da história brasileira num clima descontraído. Tudo sem precisar sair do hotel!
A visita guiada à casa principal, construída em 1852, é uma imperdível viagem no tempo!
Sua arquitetura já conta história: por exemplo, o alpendre, uma espécie de varanda típica da época, que fazia a transição entre as partes interior e exterior e também tinha o papel de proteger a casa do sol e chuva.
Era de lá que o fazendeiro controlava o movimento e recebia comerciantes.
Como as fazendas ficavam distantes, elas tinham um quarto de hóspedes para receber os negociantes viajantes – ficava logo na entrada sem contato com a parte íntima da casa.
Curiosidade: o barão trancava a porta do quarto por fora ?
O frontão triangular (foto lá em cima) e o pórtico com colunas revelam influência neoclássica na arquitetura bem típica do século XIX, quando o estilo se espalhou pelo Brasil graças à chegada de arquitetos através da Missão Artística Francesa. Os fazendeiros também mantinham casa nos centros urbanos, onde negociavam o café, portanto, começaram a querer ter o luxo e o conforto da cidade em sua casa do campo.
Relembrando minhas deliciosas aulas de história da arte e do mobiliário: apesar da sofisticação aparente, a casa principal da fazenda tinha uma planta rústica, que só funcionava no dia-a-dia por causa da mão-de-obra escrava, responsável por todo o conforto dos moradores.
A cozinha, por exemplo, ficava do lado de fora e dá pra ver isto ao vivo lá no Hotel Florença, que preserva inclusive os tachos de cobre usados para fazer doces – o cobre tão em alta na decoração hoje, quem diria…
Senzala, capela está tudo lá! A cada passeio a pé ou de bicicleta pela propriedade, novas descobertas!
Cheia de detalhes que revelam como era a vida na época dos barões do café: mesas postas, objetos originais como porcelanas, bengalas (aliás uma delas esconde uma arma para defesa do barão!), que revelam costumes e modos de viver, enfim, vale demais!
Olha que lindo esse prato que pertenceu ao Barão Avellar, antigo proprietário da fazenda.
O desenho traz a tendência “chinoiserie”, inspirada na arte chinesa e outros países asiáticos.
O uso de madeiras escuras nos móveis e decorações aplicadas em bronze dourado são técnicas marcantes do neoclássico que podem ser vistas na casa principal, assim como as cadeiras com assento e encosto em palhinha – que aliás aparecem também no suntuoso Teatro Amazonas.
A programação cultural é intensa e é possível participar mesmo não estando hospedado no hotel, só precisa agendar antes.
Em julho, acontece na região o famoso Festival do Vale Café, muitas atividades nas fazendas locais relembram uma parte importante da nossa história. O Carnaval Antigo é comemorado em outubro com desfiles ao som de marchinhas na pequena vizinha CONSERVATÓRIA e também deve ser um programa bem especial! Sem mencionar que a cidade é conhecida como a “cidade da seresta”, portanto, boa música faz parte do cardápio.
A cidade de Conservatória é uma graça e vale uma visita (só cuidado, pois domingo à tarde tudo costuma fechar). Calçadas são decoradas com notas musicais, cada casa tem uma plaquinha com nome de música, tem um cinema antigo e uma maria fumaça no meio da rua – dá para vestir roupa de época para tirar foto no trem, o que pode ser divertido, mas quando fui estava fechado.
A parte difícil é tirar as crianças do hotel pra conhecer a cidade: a recreação é ótima e muito variada, passando por alimentar bichinhos, atividades artísticas e culinárias, piscina… pra todos os gostos!
Ah, só prepare-se para engordar! O cardápio é farto e sem monotonia. Tudo delicioso e servido no ambiente rústico do restaurante D. João com fogão à lenha – puro charme! Café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar estão incluídos na diária…ufa!
CLIMA DE LUXO DA FAZENDA NA SUA CASA, QUE TAL? 😉
Maria Pia Casa
Candelabro Alumínio Modern Índia 5 Velas Verde
Urban
Lojas Americanas
Uma cor pra atualizar o clima 😉
Lindo o post. Como sempre impecável. Quero muito conhecer.