Decoração com quadros, você curte?
Eu acho que decoração com prosa, dessas que contam história, tem que ter pelo menos uma parede bacana com quadros e um toque de esquisitice, é claro!
É só clicar e se inscrever na news – são apenas 3 passos pra você entrar em ação num fim de semana e quem sabe desengavetar de vez aquelas lembranças lindas, que tal?
Se você gosta mesmo de quadros, vai até o fim porque tem:
- resumo bem visual pra baixar e não errar nas molduras
- garimpo esperto de compras online pra sua parede 😉
Outro dia, passei pela molduraria pra acabar um quadro começado há uns vinte anos, quando recolhi umas folhas secas durante uma viagem para Amsterdam.
Sim você entendeu bem: MUUITO TEMPO!
Desde então, tinha essas folhas guardadas com a ideia de “um dia” fazer um quadro. Demorou, mas o dia chegou!
Minha filha nem existia, então, em uma viagem recente peguei uma terceira folha pra representar cada um de nós.
Além disso, inspirada pela delicadeza do trabalho em folhas bordadas da artista @claricebonadian, resolvi bordar minha própria folha.
E fiquei feliz com o resultado:
Viu só? Um quadro, muitas histórias!
A ideia deste quadro trouxe a inspiração inicial e ele prontinho foi o ponto final para nossa parede galeria com memórias de viagens, onde juntei lembranças e fotos guardadas há anos pra nos inspirar a novos voos no dia a dia.
Fica no corredor, parte íntima da casa.
Tudo pra te mostrar que não vale desanimar:
Decoração com quadros é um processo pra ser curtido ao longo do caminho, que pode levar anos, mas o resultado é pura satisfação!
Depois, conto a história desta parede porque hoje vamos ter mais uma PROSA TÉCNICA.
Você sabe exatamente o que pedir quando for emoldurar um quadro? O que é um passe-partout?
Continua por aqui que te explico e ainda tem um resumo no final pra você baixar.
DETALHES: PROTAGONISTAS DA DECORAÇÃO COM QUADROS
Talvez você nem se dê conta destes “detalhes” até chegar a uma loja para emoldurar suas coisas e as perguntas do atendente começarem a pipocar…
Escolhas, sempre elas!
Vamos dar uma olhada no seu percurso de escolhas pra fazer sua decoração com quadros:
1. MOLDURA
A cor da parede não deve ser determinante para a escolha da moldura, ela tem que estar coerente com o quadro – afinal, ele pode mudar de parede, certo?
No entanto, você deve pensar no todo antes pra conseguir um resultado final harmônico entre parede e quadros.
A moldura pode tanto COMBINAR com a obra como CONTRASTAR com ela em cor ou estilo, siga a mensagem que você escolheu transmitir nesta parede (este exercício criativo também tá no E-BOOK “SUA PAREDE GALERIA EM 3 PASSOS”, vem pegar o seu).
Com um planejamento mínimo e refletindo que mensagem você quer passar com a sua decoração com quadros, você fará escolhas certeiras.
Porque você já terá pensado antes que quadros ficarão bons nesta parede específica, aí tudo vai se encaixando ?
Dicas pra te ajudar nas escolhas:
- Quadros de valor artístico ou imagens elaboradas pedem molduras simples que não chamem mais a atenção do que o conteúdo.
- Telas ficam bem sem molduras, mas, caso queira uma proteção extra, podem ser emolduradas.
- Reproduções de quadros famosos não devem ser emolduradas, pois podem querer parecer o que não são, entende? Imagine uma Monalisa emoldurada na sala, estranho, né?!?
- Já um pôster de uma lojinha de museu com a mesma Monalisa fica supercharmoso e sem maiores pretensões a não ser a de expor uma lembrança de viagem.
- Quadros artísticos com cores quentes ou frias e muitas texturas pedem molduras na mesma tendência de tons. Nesses casos, os contrastes não são uma boa opção, pois desviariam a atenção da arte. Molduras neutras vão bem;)
- Molduras rebuscadas ficam lindas e inusitadas sozinhas, ainda mais se estiverem sobre uma parede colorida. Elas também caem bem para criar um clima de romance ou volta ao passado.
- Para uma obra com perspectiva ter seu efeito realçado, escolha moldura de forma côncava (o meio menos elevado que as bordas).
- Moldura côncava traz a impressão de uma obra aumentada. Ótima para quadros pequenos.
- Já para obras sem perspectiva, procure utilizar molduras convexas (com o centro mais elevado que as bordas). Dessa maneira é possível distanciar o quadro em relação à parede, dando maior destaque a obra.
Para “obras artísticas” dos pequenos, escolha moldura prontas, tipo porta-retrato, que podem ser facilmente atualizadas já que a produção costuma ser intensa ? Além disto, têm ótimos preços.
2. VIDRO
Protege a obra, portanto, só deve ser usado sobre técnicas de pinturas perecíveis como gravuras, aquarelas, pôsteres, fotos.
Pinturas a óleo não podem ser cobertas por vidro – elas precisam do contato com ar e umidade para manterem-se “vivas”.
Sempre opte por vidro antirreflexo – a diferença de preço costuma ser pequena e garante visibilidade da sua obra mesmo sob luz artificial. Sem este detalhe, seu quadro corre o risco de virar um espelho ao menor sinal de luz sobre ele.
Lá embaixo tem um resumo pra você baixar e não esquecer!
3. PASSE-PARTOUT
É uma palavra francesa que significa “passe por tudo“ e literalmente passa em volta de toda a imagem a ser emoldurada.
Sua principal função é preservar e evitar o contato direto do vidro com o trabalho (com o tempo a obra ou foto colam no vidro sem o passe-partout), por isso, é feito de papel cartão especial de pH neutro.
Visualmente, ele serve para dar destaque à obra, isolando-a um pouco do entorno e direcionando o olhar para o centro do quadro.
São três camadas, sendo que a primeira, em contato direto com o trabalho, não aparece. A última é decorativa, podendo ser de palha, tecido, couro, além de papel.
Ao optar por papel, este pode ser colorido ou neutro.
Olha esta ideia em que o passe-partout colorido vira protagonista da decoração com quadros:
A variedade é enorme: a mensagem que você quer transmitir com sua decoração com quadros, a cor da parede, cores e tipo da obra serão influenciadores nesta escolha.
O ideal é que o passe-partout tenha uma das cores secundárias da imagem emoldurada, não a cor predominante.
Coloridos criam sensação de perspectiva, mas seu uso deve ser bem pensado antes, como nesta parede em que o ponto em comum da galeria é o passe-partout azul e as imagens em preto&branco:
Dependendo do desenho, o passe-partout pode ser até dispensado.
Como no caso desta gravura linda da ilustradora Amanda Mol com o desenho bem centralizado e destacado pela parte neutra.
TUDO É “EMOLDURÁVEL”!
Agora vem a parte divertida!!!!
Desengavete coleções, coloque à vista a página de um livro querido, uma poesia, uma folha seca….
Deixe a imaginação voar e crie algo totalmente único, com a sua cara.
Olha só que ideias diferentes:
RESUMO DA NOSSA PROSA TÉCNICA NA MOLDURARIA
Se quiser guardar pra usar de “cola”, é só clicar aqui e baixar: PROSA TECNICA_MOLDURARIA_CASA PROSA DECOR
Ficou inspirada?
Então, conta nos comentários qual vai ser o tema da sua parede 😉 E não esquece de baixar o E-BOOK pra te ajudar!
Pronta pra começar?
Garimpei umas alternativas online pra entrar em ação!
Ilustrações cheias de delicadeza da Amanda Mol
Loja cheia de inspirações lindas, que chegam prontinhas já emolduradas 😉
Muitas opções de pôsteres, quadros e molduras
Olá, muito interessante seu artigo, voltarei mais vezes ao
seu site para mais conteúdos de valor como este.
Olá amigos. Convidamos a todos para acessar nosso ecommerce de tecidos em geral, fornecemos principalmente para designers de moda, decoradoras, ou que gostam de costurar. O endereço e http://www.lojadetecidos.com.br 🙂