Cadeira design: quem diria que encontraria peças inspiradoras para casa em uma exposição de arte no Centro Cultural do Banco do Brasil RJ? Fica comigo que te conto tudo!
Eu já tinha te mostrado neste outro post que exposições de arte são fontes preciosas para encontrar combinações de cores para sua decoração. Cores escolhidas por grandes mestres da pintura, quer seleção mais apurada?
Na exposição MONDRIAN E O MOVIMENTO DE STIJL em cartaz no CCBB RJ (como não amar o CCBB?!?), além de lindas combinações de cores, você verá também inspiração em forma de móveis: cadeira design que você vai querer levar pra casa!
Você vai descobrir também que Mondrian não trabalhou apenas com as cores primárias de suas obras mais famosas, antes, ele explorou outros tons em seu percurso da figuração à abstração – ele pintou muita árvore e paisagens carregadas de cores escuras até chegar à geometria que o consagrou! Não deixe de conferir.
Olha minhas escolhas coloridas:
Que tal essa paleta de cores para um quarto teen? Obras de Mondrian!
E essas outras cores de Mondrian para uma varanda?
Voltemos à cadeira design!
As criações emblemáticas do arquiteto e designer holandês Gerrit Rietveld estão lá. Assim como Mondrian, ele integrava o Movimento De Stijl (O Estilo), que trouxe o Modernismo para a Holanda logo após a Primeira Guerra Mundial.
A ideia do movimento era transformar móveis e utilitários dos interiores dos ambientes nas novas esculturas. As obras eram claras e limpas, pois era assim que eles imaginavam o futuro.
Começando pela icônica cadeira de design Red and Blue. Ela é praticamente um quadro de Mondrian em forma de cadeira, não acha?
A geometria e as cores primárias da cadeira resumem as formas puras e linhas retas defendidas pelo Movimento e refletem o trabalho do pintor mais famoso do grupo, Piet Mondrian.
A cadeira original era de madeira aparente, as cores chegaram mais tarde. Quem diria que justamente as cores dariam seu nome…
Curiosidades: Esta cadeira design foi projetada de maneira simples para ser produzida em escala, o que nunca aconteceu. Encosto com inclinação de 30° para relaxar, não toca o assento, parecendo flutuar.
Aliás tem uma gigante logo na entrada para você tirar uma foto mico! Tem jogos e brincadeiras interessantes no hall principal, pequenos e grandes se divertem 😉
Depois da criação desta cadeira design, Rietveld seguiu projetando outras com materiais inovadores para a época como alumínio e madeira compensada.
Estes outros exemplares estão por lá pra, quem sabe, inspirar algo especial para sua casa – gostei demais desta de quina, que otimiza espaços reduzidos, aproveitando o cantinho.
Minha favorita é a Zig-Zag, criada em 1932:
E tem mais!
Amei essa versão bem humorada para praia!
QUER UMA CADEIRA DESIGN EM CASA?
E essa miniatura fofa?!?
Também da Essência Móveis
Pra fechar uma citação bem “casa prosa” sobre a arquitetura do De Stijl, que encontrei em uma das placas da mostra:
“Uma casa não deve mais trancar-se ao mundo exterior, e sim abraçá-lo. Uma casa responde à pergunta fundamental sobre como deveríamos viver.”
É isso! Caso não consiga ir, trouxe um pouco do meu olhar para você!
E, como anda a relação com sua casa, ela tem te abraçado ultimamente? Vou adorar saber nos comentários!
Vem conhecer o Dedo de Prosa, um serviço décor gratuito em que posso te ajudar a tirar aquela sua dúvida que anda te afastando da casa que abraça.
Fontes: Exposição e Livro “Grandes Criações do Design” – Publifolha.
Como sempre, o CCBB conta com atividades legais para as crianças, portanto, é um programa completo e muito legal (e gratuito!) para toda a família.
Sem contar que o centro da cidade está incrível, dá pra emendar um passeio em outro e ainda comer bem!
QUANDO?
12 de outubro/16 a 09 de janeiro 2017
Quarta a segunda das 9:00 às 21:00h (fecha às terças)
ONDE?
CCBB RIO – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
QUANTO?
Grátis 😉