Cultura & Relax

Vale do Café

O Hotel Florença fica em uma fazenda histórica lindíssima no Vale do Café no Rio!

Casarão principal Foto: site Hotel Florença
Casarão principal
Foto: site Hotel Florença

Seu grande diferencial com relação a um hotel fazenda normal é a rica parte cultural (que eu amo!): serestas e saraus com roupas de época sempre trazem momentos importantes da história brasileira num clima descontraído. Tudo sem precisar sair do hotel!

Olha eu aí com a Baronesa e sua escrava!
Olha eu aí com a Baronesa e sua escrava!

A visita guiada à casa principal, construída em 1852, é uma imperdível viagem no tempo!

Sua arquitetura já conta história: por exemplo, o alpendre, uma espécie de varanda típica da época, que fazia a transição entre as partes interior e exterior e também tinha o papel de proteger a casa do sol e chuva.

Era de lá que o fazendeiro controlava o movimento e recebia comerciantes.

Como as fazendas ficavam distantes, elas tinham um quarto de hóspedes para receber os negociantes viajantes – ficava logo na entrada sem contato com a parte íntima da casa.

Curiosidade: o barão trancava a porta do quarto por fora ?

O frontão triangular (foto lá em cima) e o pórtico com colunas revelam influência neoclássica na arquitetura bem típica do século XIX, quando o estilo se espalhou pelo Brasil graças à chegada de arquitetos através da Missão Artística Francesa. Os fazendeiros também mantinham casa nos centros urbanos, onde negociavam o café, portanto, começaram a querer ter o luxo e o conforto da cidade em sua casa do campo.

Relembrando minhas deliciosas aulas de história da arte e do mobiliário: apesar da sofisticação aparente, a casa principal da fazenda tinha uma planta rústica, que só funcionava no dia-a-dia por causa da mão-de-obra escrava, responsável por todo o conforto dos moradores.

A cozinha, por exemplo, ficava do lado de fora e dá pra ver isto ao vivo lá no Hotel Florença, que preserva inclusive os tachos de cobre usados para fazer doces  – o cobre tão em alta na decoração hoje, quem diria…

Crianças fazendo biscoitos na cozinha externa original. Olha os tachos de cobre lá no fundo!
Atividade para as crianças: fazer biscoitos na cozinha externa original. Olha os tachos de cobre lá no fundo!

Senzala, capela está tudo lá! A cada passeio a pé ou de bicicleta pela propriedade, novas descobertas!

conservatoria-fachada-flo2

capela_site

interior-pia-banheiro

Cheia de detalhes que revelam como era a vida na época dos barões do café: mesas postas, objetos originais  como porcelanas, bengalas (aliás uma delas esconde uma arma para defesa do barão!), que revelam costumes e modos de viver, enfim, vale demais!

Olha que lindo esse prato que pertenceu ao Barão!

Olha que lindo esse prato que pertenceu ao Barão Avellar, antigo proprietário da fazenda.

O desenho traz a tendência “chinoiserie”, inspirada na arte chinesa e outros países asiáticos.

O uso de madeiras escuras nos móveis e decorações aplicadas em bronze dourado são técnicas marcantes do neoclássico que podem ser vistas na casa principal, assim como as cadeiras com assento e encosto em palhinha  – que aliás aparecem também no suntuoso Teatro Amazonas.

casa-interior
Interior do casarão principal

 

interior-espelho
Fotos: site do Hotel Florença

A programação cultural é intensa e é possível participar mesmo não estando hospedado no hotel, só precisa agendar antes.

 

Em julho, acontece na região o famoso Festival do Vale Café, muitas atividades nas fazendas locais relembram uma parte importante da nossa história.   O Carnaval Antigo é comemorado em outubro com desfiles ao som de marchinhas na pequena vizinha CONSERVATÓRIA e também deve ser um programa bem especial!  Sem mencionar que a cidade é conhecida como a “cidade da seresta”, portanto, boa música faz parte do cardápio.

A cidade de Conservatória é uma graça e vale uma visita (só cuidado, pois domingo à tarde tudo costuma fechar). Calçadas são decoradas com notas musicais, cada casa tem uma plaquinha com nome de música, tem um cinema antigo e uma maria fumaça no meio da rua – dá para vestir roupa de época para tirar foto no trem, o que pode ser divertido, mas quando fui estava fechado.

Casinhas coloridas na bucólica Conservatória
Casinhas coloridas na bucólica Conservatória
calcada
As calçadas de Conservatória são cheias de notas musicais!

A parte difícil é tirar as crianças do hotel pra conhecer a cidade: a recreação é ótima e muito variada, passando por alimentar bichinhos, atividades artísticas e culinárias, piscina… pra todos os gostos!

esquibunda
Quem vai querer sair dali?!?

Ah, só prepare-se para engordar! O cardápio é farto e sem monotonia. Tudo delicioso e servido no ambiente rústico do restaurante D. João com fogão à lenha – puro charme! Café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar estão incluídos na diária…ufa!

O resturante D.João
O lindo restaurante D.João

CARIMBO GARIMPO

CLIMA DE LUXO DA FAZENDA NA SUA CASA, QUE TAL? 😉

 

 

Cadeira Medalhão

Maria Pia Casa

cadeira-palhinha

jogo-cha

Jogo de Chá Gisela

L’Hermitage Porcelana

Shopfácil

Candelabro Alumínio Modern Índia 5 Velas Verde

Urban

Lojas Americanas

Uma cor pra atualizar o clima 😉

candelabro

Já pode ir pensando em uns diazinhos por lá num feriado 😉

Mais informações no site do hotel: HOTEL FAZENDA FLORENÇA

Fica mais um pouco! Você vai gostar...

Um comentário em “Vale do Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *