Programa Casa Leve

Tarefa 1: Gaveta sem tralha!

Que tal olhar um pouco pra sua casa?

Faz tão bem ter tudo funcionando em espaços lindos e acolhedores!!! Dedicar um tempinho à organização de casa, olhando para cantos esquecidos de forma diferente vai te ajudar a encontrar novos modos de curtir passar mais tempo nela.

Certamente, vai ser um impulso e tanto pra todas as outras áreas da sua vida:

Quer estar mais com os amigos?

Estudar ou trabalhar bem concentrada?

Se divertir com bons filmes ou jantares deliciosos?

Pensa bem, em TUDO ISSO sua casa pode te ajudar (OU NÃO, se estiver uma bagunça…).

Pare de adiar, a hora é agora!

Por aqui, entre uma viagem e outra, ganchos estão sendo pendurados, torneiras trocadas e te digo que a sensação de ir solucionando essas pendências é de PURA LEVEZA! Porque normalmente são aquelas coisas que se arrastam e a gente vai fingindo que não vê…

ORGANIZAÇÃO DE CASA ANTES DA DECORAÇÃO

Mas, antes de pensar em avançar na decoração em si, você precisa dar uma geral na casa, portanto vamos tratar nas próximas semanas de outro tema que amo: ORGANIZAÇÃO.

Por que é importante colocar tudo em ordem antes de decorar?

  1. De nada adianta, querer contratar uma decoradora, deixar tudo lindo, se sua casa está repleta de tralha que nem faz mais sentido na sua vida, concorda? A beleza vai durar alguns dias e, logo, seu investimento décor terá ido por água abaixo.
  2. Este cuidado também é economia: já pensou fazer uma estante enorme e cara pra guardar sua papelada e depois descobrir que aquilo tudo deveria ter ido para o lixo?

Apesar do nome meio pesado e formal, ORGANIZAÇÃO DE CASA não precisa ser chato e vou te mostrar isso.

A ideia é fazer algo bem básico pra você refletir e se livrar do que não cabe mais na sua vida e abrir espaço para o que importa.

QUER UMA AJUDA NA ORGANIZAÇÃO DE CASA SEM ESTRESSE?

Aqui tem uma série de posts, com um passo a passo básico pra te guiar neste caminho anterior ao decorar. Inspirada “January Cure” do blog Apartment Therapy (se não conhece, vai espiar depois porque vale demais!), estou criando um programa leve e criativo para sua casa ficar em ordem com 12 tarefas simples. Eu mesma experimentei este programa ano passado e adorei o resultado.

Vamos juntas nesse desafio?

  O resultado é LEVEZA garantida! 

Prometo que você vai gostar porque eu sei que se ficar cansativo, você vai desistir e não queremos isto, certo? Então, vamos aos poucos com o objetivo de ser melhor, não perfeito.

Você verá que é um pequeno investimento de tempo na organização de casa agora rendendo muito depois;)

Pronta pra começar?

organização de casa

PAUSA PARA REFLEXÃO  

Antes de começar qualquer coisa, dedique uns minutinhos para pensar no seu objetivo e tente visualizar em detalhes como você gostaria que fosse sua vida em casa. Faça anotações.

Querendo ir um pouquinho além, tem dois exercícios criativos bem bacanas aqui e aqui. O importante é ter uma imagem clara do que você quer (use o Pinterest, o do Casa Prosa está cheio de ideias!) e recorrer a ela se o desânimo bater.

PREPARAÇÃO: CENÁRIO & SENSAÇÕES     

Eu sou muito ligada ao meu entorno: cenário e sensações são estimulantes pra mim e tudo fica mais prazeroso assim.

Então, pra descontrair e tirar o peso do organizar, eu vou propor que, antes de qualquer tarefa, você crie um clima bacana e assim chegamos ao nosso primeiro check list:

  • Roupa confortável
  • Playlist animada ou mais calminha se você estiver numas de pensar na vida. Já usa o Spotify? Eu amo e até selecionei uma listinha que fala sobre casa com poesia, clica aqui pra se inspirar.
  • Sua bebida favorita: que tal um espumante, chá verde gelado, água de coco?!?
  • Ah e vamos ser realistas: um paninho úmido para limpar a gaveta vazia vai bem 😉

dica-cp

Seu objetivo não será atingir a perfeição, mas MELHORAR. Colocar tralha pra fora e deixar a CASA LEVE é o seu foco!

A dica preparatória final é deixar a ansiedade de lado! Não dá pra fazer tudo de uma vez, a bagunça não se instalou na sua casa em um dia apenas, certo? Um pouco de paciência para acabar com ela do jeito certo.

carimbo-exercicio

TAREFA 1: UMA GAVETA POR DIA

Esta é
pra aquecer a estimular seu gostinho pela organização. Você verá que o processo é mais simples, rápido e prazeroso do que imagina, e o resultado vai te deixar muito feliz.

Pra não se alongar muito na tarefa, marque o alarme do celular com 15 minutos e finalize mesmo neste tempo.

ORGANIZAÇÃO DE CASA
Sonho de gaveta possível! – Foto: annemakeup.com

PASSO A PASSO

  1. Escolha aquela gaveta que você treme só ao passar por ela. Sabe aquela que tem de grampo de cabelo a controle remoto, passando por chaves e recibos? Ela mesma!!! Provavelmente ela nem deveria existir…
  2. Tire tudo de dentro da gaveta e espalhe sobre uma superfície.
  3. Limpe a gaveta vazia com um pano úmido.
  4. DEFINA UMA FINALIDADE ESPECÍFICA para aquela gaveta. Isto vai depender da localização dela – devem permanecer lá itens que sejam usados neste cômodo.
  5. TRIAGEM – descartar o que for lixo, mandar para o lugar correto o que não tiver relação com essa finalidade que você estabeleceu e eventualmente trazer de outros lugares itens que tenham este mesmo objetivo de uso (você vai descobri-los conforme for avançando nas outras gavetas).
  6. ARRUMAÇÃO – se for uma gaveta de miudezas, você precisará de divisórias para as coisas não ficarem dançando cada vez que você abrir. Você pode comprar divisórias prontas em papelarias ou reaproveitar embalagens desde as simpáticas de ovos, latinhas ou caixas de bombons, caixinhas de papelão mais duras (estando a fim de caprichar mesmo, pode até pintar ou forra com papel adesivo, mas deixa isto pra outro dia, tá?)

dica-cp

MUITO IMPORTANTE TER SEMPRE EM MENTE:

Na hora de arrumar, “não selecione os itens de acordo com a localização. (…) Essa estratégia é um erro fatal porque as pessoas geralmente não têm o cuidado de guardar coisas semelhantes em um só lugar” –  Marie Kondo – “A Mágica da Arrumação”

Este esquema de “uma gaveta por dia” tem esta armadilha. Fique atenta a ela e vá agrupando os iguais em um só lugar 😉

É isto!

Ficou empolgada e quer continuar a organização de casa?

Minha sugestão é fazer no máximo três gavetas neste mesmo dia – sempre estabelecendo um tempo limite.  Mais do que isto, seu julgamento vai ficando comprometido e o resultado pode não ser dos melhores.

O importante é estabelecer um compromisso consigo mesma de repetir pelo menos uma nova gaveta por dia durante este período do Programa CASA LEVE 2017.

Você vai perceber que esse processo vai ficando mais simples e mais fácil a cada nova gaveta.

Aí, você vai para uma porta de armário e, assim, vai revirando cantinhos esquecidos na sua casa.

Ela não merece ficar esquecida, né?

Afinal, em que casa você quer viver?

Conta pra mim nos comentários e aproveita pra dizer como foi esta primeira experiência da gaveta. Curiosíssima para saber e pronta pra te ajudar!

P.S.: Assina a news pra não perder nada deste Programa que está muito legal!

Fica mais um pouco! Você vai gostar...

4 comentários em “Tarefa 1: Gaveta sem tralha!

  1. Muito legal, Cinthia! Vou acompanhar! Viver apenas com o suficiente é meta da vida, por isso adoro ler sobre o assunto. Sempre tem aquela coisinha que a gente não parou pra pensar antes, né?
    Um beijo e parabéns pela iniciativa!

    1. E o sentimento é tão bom depois! Leve, leve… Criei uma tarefa inspirada no seu e-book e vou linkar aqui esta semana. Adorei!
      obrigada pela inspiração e pela visita!
      bjs

Deixe uma resposta