Começando o ano leve

Organização da casa: 10 coisas para exterminar já!

Parece que essa é a semana internacional da organização da casa!

Além de blogs abordando o assunto, aqui em casa, estamos a todo vapor e, pelo volume da lixeira do prédio, a vizinhança também está na mesma vibe.

Se você gosta de organização da casa, já deve saber que o primeiro passo é sempre o desapego.

Desentulhar a casa é primordial pra deixar tudo funcionando no dia a dia. Arrumar tralha e bagunça é perda de tempo, pois só vai levar a um novo caos mais pra frente e você vira eterna escrava da arrumação.

Esta semana entre Natal e Ano Novo costuma ser mais tranquila, então, é um ótimo momento pra este passo inicial de dar uma geral na casa e colocar coisa pra fora.

Olhar para aqueles cantinhos esquecidos ao longo do ano. Considere também que esta é uma época em que novos itens entram em casa, então, filtre tudo e, se algo entrar, tem que deixar sair o que não tem mais utilidade.

Vou te contar que a sensação de ver espaços sobrando nos armários é INDESCRITÍVEL! Você tem que experimentar, vai lá e começa já!

carimbo-exercicio

Prepare um evento em casa: coloque uma roupa confortável, uma playlist bacana, pegue uma bebida e comece (ah, ligue o ar condicionado…)

Como sempre, tem que curtir o processo 😉

Tire um dia pra arrumar sua casa e, ao final de tudo, CELEBRE    !!!

Segundo Marie Kondo no famoso livro “A Mágica da Arrumação”, não funciona fazer aos poucos. Adoro o sistema proposto por ela de manter em casa somente o que você ama. Pensa comigo: não é legal olhar em volta e só ver coisas de que você gosta?!?

Para funcionar como um guia nesse passo inicial e primordial da organização da casa, preparei uma lista com 10 itens pra você percorrer – a ideia é mesmo lembrar dos cantinhos não visitados com frequência em sua casa.

10 COISAS PRA EXTERMINAR DA SUA CASA JÁ, SEM PENSAR!

1. COISAS QUE VOCÊ GANHOU E NÃO GOSTOU 

Acontece nas melhores famílias… Não vale a pena manter algo apenas porque foi sua amiga querida que te deu. De novo, a Marie Kondo traz um alívio para nossa consciência: o objeto já cumpriu seu papel, que foi o de expressar carinho, pode deixar ir! Se você acabou de ganhar, considere trocar.

Essas coisas ocupam um espaço precioso, sem contar, que sempre vão te trazer um sentimento de culpa cada vez que você se deparar com elas.

2. CAIXAS E PAPÉIS DE PRESENTE

Reaproveitar é sempre bom e gera pacotes bem criativos, como mostrei neste post. Mas você não precisa guardar TODOS os papéis dos presentes que acabou de ganhar. Como eu tenho espaço e gosto de inventar, deixo apenas uma caixa em casa, onde vou guardando alguns destes itens, mas não podem extrapolar. Se você não tiver espaço, mande para reciclagem.

3. COISAS QUE VOCÊ SÓ GUARDA PORQUE FORAM MUITO CARAS $$$ OU HERDOU DE UM PARENTE QUERIDO

Aquela roupa da grife que você sempre admirou, usou só uma vez e nem se sentiu bem dentro dela é um bom exemplo disto.

Vou contar que tenho uma sandália plataforma gigante, que achei incrível na hora, mas só desfilei na frente do espelho em casa: coloco e tiro toda vez porque ela simplesmente não cabe no meu estilo de vida atual. Pronto, admita e deixa ir! Neste caso, por exemplo, é possível vender no Enjoei e dar um fim à angústia.

Outro dia, li o caso de uma pessoa que guardava um vestido da avó com uma estampa linda, mas não usava. Ela transformou em almofadas! Continua com a lembrança por perto de um jeito criativo e que traz alegria. Organização da casa também é encontrar novos usos para velhos objetos. Simples e genial!

4. COISAS QUE ESTÃO NAQUELA SUA ETERNA “PILHA DE CONSERTOS”

Se você realmente quer manter estes itens, a hora é agora! O vestido que você não usa há um tempão, mas gosta do modelo, pode ganhar uma nova cor e uma segunda chance, mas tem que ser já.

Se tem viagem marcada, é bom dar uma checada nas malas! Já pensou descobrir um problema às vésperas do embarque??? Semana passada, levei para o sapateiro a mala com a rodinha quebrada. Chato? Sem dúvida! Mas tira uma pressão incrível de cima de você 😉

Leve agora pro conserto ou dê um novo destino!

5. COSMÉTICOS E REMÉDIOS VENCIDOS

Usar maquiagem ou cremes vencidos pode fazer muito mal à sua pele! Aproveite que está na onda da organização da casa e visite detalhadamente suas nécessaires. Trate tudo com carinho, aponte lápis, limpe os produtos, reveja cores – de repente aquela sombra rosa pode não fazer mais sentido na sua vida né? Melhor dar para alguém. Se você costuma comprar esmaltes, é hora de dar uma checada neles também.

Remédios, então, nem pensar…  Neste caso, algumas farmácias oferecem a possibilidade de descarte correto.

6. COISAS VENCIDAS OU SEM USO NA SUA DESPENSA

E sua despensa, como anda? Inclua-a neste trabalho de organização da casa. A ideia é remover itens vencidos ou que você não usa. O que estiver dentro da validade, pode ser doado e ajudar muita gente.

7. LIVROS E REVISTAS 

Editar sua coleção de livros e revistas é mais um jeito de te trazer alegria e deixar tudo com a sua cara! Mais uma vez, não adianta roubar seu precioso espaço com um livro só porque você ganhou da amiga. Ele só gera culpa porque você de vez em quando esbarra nele e pensa “puxa, preciso ler”, mas sua pilha de leituras só cresce! Deixe espaço também na sua vida para o que de fato interessa.

Livros didáticos: com exercícios feitos podem ir para reciclagem, aqueles apenas com textos podem ser reaproveitados ou até mesmo vendidos para sebos. Não caia na besteira de arranjar um cantinho para eles. Nunca mais sairão de lá e seu projeto de organização da casa será arruinado!

Estava guardando há anos livros de quando estudei espanhol e francês na esperança de dar uma revisada. Pra quê??? Se quiser de fato estudar, será mais efetivo fazer matrícula em um curso, concorda? Foram todos embora ontem!

Revistas: aquela pilha velha no quartinho da bagunça, vai pro lixo, né? Agora, eu amo minhas revistas de decoração e, quando leio, vou marcando o que pode virar inspiração para um projeto ou post no blog. Ao final do ano, passo por todas elas e as páginas interessantes vão para um fichário de consulta – um único!

Neste post aqui, apresento vários jeitos criativos de usar seus livros e revistas na decoração. Quem sabe não te dá uma ideia?

8. MENUS E ÍMÃS DE DELIVERY

Você vai acumulando e, quando vê, sua geladeira virou um verdadeiro painel de classificados. A cozinha fica visualmente poluída e, o pior, onde você vai consultar quando precisa de algo? Google, né?!?

O mesmo vale para menus que normalmente são os pontos de partida para aquelas gavetas cheias de tralha que têm de tudo um pouco. Mais espaço precioso tomado por bagunça. Lixo já! Aliás vou ali jogar os meus e já volto…

9. POTES PLÁSTICOS

Eles têm uma capacidade incrível de se multiplicar e perderem tampas… Gavetas que não abrem por conta do excesso ou potes que caem na sua cabeça quando você abre um armário (sim já vi isso!), são sinais de que você precisa dar uma geral neles. Tirar os velhinhos, os que estão sem tampa e organizar bem o que sobrar. Aliás, uma dica é comprar itens de cores neutras para não ficar com aquele festival de cores e formas que deixam tudo ficar com cara mais bagunçada – esta unidade visual ajuda na sensação de organização da casa.

Tudo em excesso atrapalha seu dia a dia e rouba seu precioso espaço em casa.  Pra rir um pouco e visualizar o que estou dizendo, dá uma olhada aqui.

10. ITENS DE FESTA

Sobras de pratos e copos descartáveis, garfinhos, velas, guardanapos coloridos… quem nunca? Se você tem mais de um filho, já imaginou quantas sobrinhas terá para guardar? E o pior, o próximo tema de festa tem uma cor que não combina com aquela guardada e o que você faz? Compra tudo de novo! Mais sobras… Livre-se de tudo! Depois de atacar os ímas de geladeira, vou lá ver essa parte 😉

Essa foi minha listinha dos itens esquecidos para você percorrer durante seu dia!

Com certeza, você vai lembrar de outras coisas durante seu dia de destralhe, me conta nos comentários o que foi!

   SUA RECOMPENSA 

Como falei, pra ficar divertido, tem que ter uma recompensa no final.

Com o espaço que você livrar, que tal fazer um cantinho criativo pra você? Nesta jornada de organização da casa você certamente irá se deparar com algo que gosta e estava lá perdido no meio das tralhas.

O que você gosta de fazer e distrai sua mente? Ler, ouvir música, pintar, cuidar de plantas?

Não precisa ser nada muito elaborado e você merece.

Aqui em casa, fiz esse cantinho no home office, que serve para ler, pintar e até trabalhar no notebook pra variar um pouco de cenário.

organização da casa

img_9035

Essa semana, na casa da minha mãe, vi que ela estava cheia de lápis de cor lindos e daqueles livros para colorir esquecidos no armário. Simplesmente arrumei tudo numa escrivaninha com porta-lápis e os livros. Pronto! Ontem, ela ligou toda feliz pra contar que já tinha usado e, melhor, a neta foi fazer uma visita, pintou também e ainda deixou um recadinho “amo você, vovó”, quer recompensa melhor?!?

Feliz ano leve e novo!

 

Fica mais um pouco! Você vai gostar...

4 comentários em “Organização da casa: 10 coisas para exterminar já!

  1. Nossa adorei!!! Depois desse post,até me animei a fazer essa arrumação, tão adiada, aqui em casa. Quero uma casa pra chamar de prosa em 2017 ?Gratidao Cinthia por compartilhar dicas tao preciosas?

    1. Muito feliz com seu comentário! Faz mesmo e depois conta como foi. É só dar o primeiro passo é o resto flui. Lindo 2017 pra vc, querida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *