Inspiração décor fora da caixa

Leituras com história

Como contei na minha apresentação aqui no site, sou louca desde sempre por casas museus, que preservam características da época ali vivida com mesas postas, quartos arrumados como se seus moradores fossem chegar a qualquer momento…

São como uma viagem no tempo em que a gente pode espionar hábitos e estilo de vida. Também são ótimos exercícios para entendermos o porquê das coisas hoje e criarmos alguns pontos da decoração das nossas casas a partir disto.

Já deve ter dado pra perceber que amo buscar inspirações fora das caixinhas convencionais e estimulo minhas clientes a fazerem o mesmo: leituras, passeios, viagens, filmes, botar reparo no caminho… Quero trazer isto em forma de conteúdo para o blog, pois faz parte da essência do CASA PROSA DÉCOR.

Isto posto, quero deixar duas dicas de livro do tipo “espião do tempo passado”:

“HISTÓRIAS DA GENTE BRASILEIRA – COLÔNIA”

de Mary del Priore

Apresenta uma leitura mais humanizada da nossa história contada sob a ótica das pessoas simples e seu dia a dia. Ilustrado por obras de Debret dentre outros artistas, parte do detalhe para contar o todo, afinal, “hábitos e costumes revelam mais do que a história tradicional costuma contar”.

Os capítulos passeiam pela casa, o morar e sua arquitetura, o trabalho, a comida, a moda, o ritmo de vida.

Essa frase da historiadora, autora do livro, dá bem o tom da obra:

Descobrir a grande história das pequenas coisas também é uma forma de olhar. Nesse olhar está contida a arte de viver, mas também de ver. De ver de perto.

 Mary del Priore

historia2insta

 

“BRASIL PORTA ADENTRO”

da Associação Brasileira de Designers de Interiores

Estudar a decoração no Brasil sob o viés histórico é um desafio e tanto pela falta de bibliografia. Está tudo muito na cabeça dos talentosos mestres.

Este livro chegou como uma espécie de “escavação arqueológica” da profissão de designer de interiores no Brasil, uma curadoria de fatos e fotos com recortes da história do design de interiores no Brasil. Também passa pelo modo de viver brasileiro ao longo dos séculos, arquitetura da casa e de onde vinham as inspirações para a decoração. Muito bacana! Sem contar que o livro é grande e lindo para deixar em uma mesa da sala e se entregar à leitura de vez em quando.

porta-adentro-insta

Quer continuar essa história em passeios? Dá uma olhada nestes posts aqui em que falo sobre a Casa de Rui Barbosa e o Palácio do Catete, ambos no Rio de Janeiro.

O Museu Imperial de Petrópolis – RJ também é mágico! Ainda vou escrever sobre ele por aqui.

Fica mais um pouco! Você vai gostar...

Deixe uma resposta