Desacertos Décor

7 ERROS COMUNS DE COMPRAS DÉCOR SEM UM PLANO

JOGO DOS 7 ERROS

Sabe aquele jogo dos 7 erros de criança? Pois é, neste post, ele vai ser aplicado à decoração de casa.
Vou falar dos erros mais comuns que todos nós comentemos (sim eu também já tropecei neles) ao comprar decoração de casa sem um plano mínimo e, mais importante: COMO VOCÊ FAZ PRA NÃO CAIR NESTAS ARMADILHAS 😉

Lá no fim tem um resuminho pra você guardar e não esquecer!

SOBRE PESSOAS E SUAS PERSONALIDADES DE COMPRAS DÉCOR

Tem gente que acaba deixando a decoração de casa de lado pra fugir das temidas escolhas décor que paralisam. Puro medo de errar!
Mas tem a turma destemida, que age por impulso: ama um móvel ou encontra uma oferta tentadora, vai lá e compra sem pensar.

A QUAL GRUPO VOCÊ PERTENCE?

Ambos os comportamentos jogam contra o sonho da casa aconchegante: os medrosos não saem do lugar já os que compram sem um plano podem errar feio e se arrepender depois.

Sobre riscos de compras pra decoração de casa sem um plano e como contornar cada um deles de um jeito fácil vamos falar neste post.

Então, aqui estão os 7 erros que você pode fazer (quem nunca?!?) quando não tem um plano de compras de decoração de casa:

  ERRO 1: COMPRAR SEM MEDIDAS

Um clássico!

decora
Ui! – foto: revista Zap Imóveis

Bom, eu sou traumatizada com isto por conta do meu pai. Hahaha Freud explica até trauma familiar de decoração!
Quando trabalhava em uma loja de móveis, ele se encantava por um conjunto de sofá, comprava e mandava entregar em casa. Cena seguinte: a gente mal conseguia se mexer na sala… e olha que ele fez isto mais de uma vez!
A reação depois era “Puxa, na loja, parecia menor…”
Conclusão: eu virei a louca das medidas, nenhuma peça entra em casa sem testes.

COMO CONTORNAR: tenha as medidas do cômodo e uma pequena trena sempre com você – nunca se sabe quando você vai topar com um achado incrível;)

decoração de casa
Mimos pra cliente Casa Prosa sair comprando sem erro: caderno de compras, caderninhos de notas e casinha trena!

Melhor se for uma planta baixa (mesmo que seja um rascunho) porque, além das medidas, é bom avaliar se as formas se casam.

Mais uma historinha minha: uma vez, me apaixonei por uma mesa jantar quadrada. Entrei na loja, peguei as medidas e, em casa, recortei um jornal no mesmo tamanho pra testar na sala. Acabei chegando à conclusão de que não ficava bem, pois a sala era retangular e estreita, ficaria desequilibrada com a mesa quadrada. Com dor no coração, desapeguei e, melhor ainda, foquei minha busca em uma mesa retangular ou oval.

Portanto, fica mais esta dica de cortar as medidas em jornal ou demarcar o móvel com fita crepe no piso para testar as proporções em casa. Simples e eficaz!
Vale pra quadros e tapetes também.

Ah, um detalhe importante que todos esquecem nas compras de decoração de casa é dar uma conferida básica nas medidas das portas: o móvel escolhido passa pelas portas da sua casa?

  ERRO 2: COMPRAR SEM TER UM LOCAL DEFINIDO PARA A PEÇA EM CASA

Especialmente se for uma peça grande como uma estante, uma poltrona. Depois, você corre o risco de ficar com elefante branco em casa sem saber o que raios vai fazer com ele.

COMO CONTORNAR: reserve este impulso comprador para acessórios, pequenos objetos decorativos, têxteis. Eles são mais fáceis de se misturar à sua decoração, além de representarem um risco financeiro menor. Esta dica é preciosa para viagens 😉

  ERRO 3: COMPRAR SEM CONSULTAR OUTRAS PESSOAS

Se bateu uma insegurança ao comprar, por menor que seja, pergunte a alguém. Sua melhor amiga, quem mora com você, às vezes, até as crianças, com sua espontaneidade, trazem algumas boas sacadas.
No mínimo, você vai ouvir um outro ponto de vista e conseguir definir com mais clareza.

COMO CONTORNAR: pode perguntar pra mim também clicando aqui no dedodeprosa@casaprosadecor.com.br que vou adorar dar um palpite!

  ERRO 4: COMPRAR SÓ PRA ELIMINAR MAIS UM ITEM DA SUA LISTA

Eu já caí nessa armadilha! Bate aquele desespero de “ter que” encontrar alguma coisa pra preencher aquele espaço vazio e você acaba comprando a primeira peça que vê pela frente. Se tiver um precinho bom então, fica mais tentador, não é?

Mas lembre-se sempre que você vai ter que conviver com aquilo por um bom tempo. Melhor esperar e comprar algo que ame de verdade e seja adequado para o espaço. Tá sem sofá? Improvisa umas almofadas no chão e tudo certo.
Não force a barra pra não se arrepender depois 😉

COMO CONTORNAR: dê tempo ao tempo e esteja sempre prevenida saindo com medidas e uma pequena trena. A peça dos seus sonhos pode aparecer em meio a um passeio sem maiores pretensões.

Também tenho uma ajudinha aqui no site: já viu o GARIMPO DÉCOR ONLINE? Com base em uma entrevista, pesquiso pra você 3 alternativas que fiquem harmônicas no seu ambiente.

  ERRO 5: COMPRAR ANTES DE VIVER O ESPAÇO E SABER O QUE DE FATO VAI USAR

Super armadilha pra quem está começando uma casa do zero.

Você acaba comprando coisas que a convenção diz que você deve ter em vez de coisas que você vai mesmo usar.
E, pior, quer comprar tudo de uma vez pra ticar logo sua lista enoooorme.
“Ah, mas eu preciso de uma de jantar, uma mesa de centro, dez panelas, quinze pratos…“
Resultado: compras estressantes e uma casa cheia de tralha e arrependimentos.

COMO CONTORNAR: essa é a hora de parar e se reprogramar, pensar no que importa pra você no seu dia a dia.

Gosta de cozinhar e receber em casa? Não?!? Por que uma sala de jantar e uma cozinha mega equipada então?

Abaixo às convenções, seja você! Em vez de comprar coisas que você acha que “tem que ter”, compre o que vai usar.

IMPORTANTE: compre aos poucos a partir da observação do seu dia a dia na prática e curtindo cada etapa. Quando vira obrigação, decorar perde a graça.

Aqui tem um exercício  o-que-nao-pode-faltar-em-casa, que vai te ajudar a refletir –  é só clicar, baixar e por a cabeça pra funcionar a seu favor 😉

  ERRO 6: ACHAR QUE TUDO TEM QUE COMBINAR

A não ser que você queira que sua casa pareça um showroom de loja de móveis, não tem por que deixar tudo “combinandinho”. Nada mais chato e desatualizado do que conjuntos de sofás:

Não precisa ter o mesmo tom de madeira ou estilo nos móveis na casa inteira. Isto deixa a decoração de casa sem personalidade!

COMO CONTORNAR: liberte-se das combinações, faça suas compras aos poucos e você verá que, inclusive, ficará mais econômico, pois você terá fontes variadas de lojas, poderá adicionar heranças de família e achados em brechós ou feirinhas.
Vá para a solução do erro 7 descobrir como fazer com que tudo “converse” apesar da diversidade.

ERRO 7: COMPRAR SEM TER UM PONTO DE PARTIDA QUE “AMARRE” O AMBIENTE

Normalmente a inspiração para uma decoração parte de uma peça específica que você ama: uma almofada, um tapete, um quadro ou até a estampa de uma roupa que você adora.
Pode parecer uma excentricidade criativa, mas não é, acredite! Funciona como um verdadeiro guia para suas compras de decoração de casa.

Esse home office + quarto de hóspedes só andou de vez quando encontrei esta almofada, que me ajudou a definir as cores do ambiente.

decoração de casa
Almofada baseada nas aquarelas @noriodebike do artista plástico Durval Amorim

Tudo fluiu melhor, as escolhas foram mais fáceis e felizes depois deste achado e isto pode acontecer durante o processo de compras, mas melhor que seja logo.

COMO CONTORNAR: reflita antes de sair comprando. Uma pasta de referências no Pinterest pode ser um excelente ponto de partida caso você não tenha espontaneamente uma peça que ame.

Aliás, aqui tem um outro exercício pra você baixar e tirar conclusões práticas da sua coleção de imagens no Pinterest  . É só clicar: Exercício Seu Fio Condutor CASA PROSA DÉCOR

As pastas do CASA PROSA DÉCOR estão bem recheadas de ideias pra começar.

Um resumo pra você guardar ou dividir com aquela sua amiga impulsiva:

 

decoração de casa

Quer se aprofundar num plano de decoração?

Dá uma espiada neste post que traz 5 passos básicos pra você colocar em prática e não se perder pelo caminho das compras décor.

Fica mais um pouco! Você vai gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *